Na última sexta-feira (22), a ESET identificou o trojan bancário
Mispadu, que afeta principalmente usuários da América Latina. Até
agora, o Brasil e o México foram os países mais atingidos por esse novo
malware. A empresa conta que, como o anúncio falso segmentado para o
Brasil usou o encurtador de URL Tiny.CC, foi possível identificar quase
100 mil cliques de usuários brasileiros, o que é um provável resultado
da exibição do anúncio no Facebook.
A empresa ainda explica que o Mispadu é escrito pela linguagem de
programação Delphi, e procura as vítimas por meio de pop-ups falsos, que
tentam convencer os usuários a enviar seus dados e credenciais
pessoais. O trojan contém um backdoor que faz capturas de tela, simula
as ações do cursor do mouse e do teclado, e também registra as teclas
que são pressionadas.
A
empresa detectou um método de distribuição do Mispadu por meio de spam e
outro através de anúncios falsos, o malvertising - em que os
cibercriminosos colocam anúncios no Facebook oferecendo cupons falsos no
McDonald's. Depois de clicar no anúncio, a vítima acessa um site
mal-intencionado, no qual pode baixar um arquivo compactado no formato
ZIP, que contém o instalador do MSI, camuflado como um cupom de
desconto. Se for baixado e executado, começa uma série de três scripts
que termina com o download e a ação do trojan bancário Mispadu. O
malware usa quatro aplicativos potencialmente indesejados, todos eles
são cópias modificadas de softwares legítimos, com o objetivo de extrair
as credenciais armazenadas de e-mails e navegadores do usuários
infectados.
A
ESET observou que o Mispadu distribui uma extensão do Chrome no Brasil
que propõe às vítimas "proteção ao navegador", mas acaba roubando dados
bancários e cartões de crédito on-line, o que compromete até o boleto
bancário. O componente Ticket, que está contido no Mispadu é um dos
recursos mais avançados, pois substitui o código de barras legítimo em
um boleto por outro vinculado à conta bancária de cibercriminosos.
Além
disso, a empresa encontrou também um diretório aberto em um dos
servidores usados pelo Mispadu que armazenava arquivos conectados a uma
campanha muito semelhante. Esses arquivos podem ser usados para criar
uma página da web que imita o site brasileiro AreaVIP e força suas
possíveis vítimas a uma atualização falsa do Adobe Flash Player. De
acordo com a empresa de segurança, a campanha não está ativa, podendo
inclusive ser uma campanha que estava configurada para uso futuro.
Tendo
essa situação em mente, a ESET orienta a desconfiar de promoções que
surjam por meios de canais não oficiais, pois as empresas geralmente
divulgam ofertas e
promoções por meio de seus sites ou nas redes sociais. Outras
recomendações são evitar clicar em links suspeitos, mesmo que sejam de
alguém que você conheça, já que a propagação da campanha é feita entre
os contatos da própria vítima, e, instalar uma solução de segurança
confiável em cada um dos dispositivos conectados à Internet que você
usa.
Fonte: canaltech.com.br
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